sábado, 17 de abril de 2010

Inovação: uma nova ideia pode render uma boa campanha

Fonte: http://info.abril.com.br

Veja o projeto de faculdade do designer Andrew Seunghyun Kim:



















Ele criou um novo desenho para as garrafas de Coca-Cola (ou para qualquer outra gafarra). O projeto de Kim pode ser muito útil no ponto de vista publicitário, caso alguma empresa queira adotar o esse padrão de embalagem.

As formas curvilíneas foram substituídas por um design retilíneo e a boca foi projetada no canto da garrafa para facilitar o consumo de quem gosta de beber no gargalo.

O formato "cúbico" da garrafa pode parecer estranho para os consumidores, que estão acostumados com o formato atual (à direita na imagem) há muito tempo, mas há uma grande vantagem no desenho cúbico: armazenamento! As garrafas de Kim são 25% mais finas e 27% mais eficientes do ponto de vista econômico e do ponto de vista prático, já que ocupariam menos espaço em uma geladeira ou freezer, possibilitando um armazenamento maior e uma quantidade maior de garrafas poderiam ser transportadas ocupando o mesmo espaço em um caminhão, por exemplo.

Além do fácil armazenamento e economia de espaço o projeto inovador também possui, no  ponto de vista ambiental, características que podem ser aproveitadas numa campanha publicitária.

Ela é feita de subprodutos da cana-de-açúcar, não é utilizado nada de petróleo em sua confecção, o que é bom para o meio-ambiente.

Outro ponto que poderia ser útil em uma possível campanha publicitária é que ao ser amassada a garrafa desenhada por Kim fica 66% menor em relação às atuais, o que facilita na coleta e no transporte para sua reciclagem.

Além disso os desenhos são inovadores, chamam a atenção, isso poderia contar para "chamar" consumidores.

As medidas da nova garrafa foram pensadas para poderem ser encaixadas nas máquinas de refrigerantes e geladeiras atuais, o que também facilitaria a mudança.



O grande problema do novo desenho é que existe a possibilidade de uma parte dos consumidores não gostarem do novo formato da garrafa e acabarem parando de consumir o produto por conta do tradicionalismo.

Mas o que vale é a criatividade e nesse aspecto o projeto de Kim ganhou nota 10! Quem sabe alguma empresa não se interessa pelo projeto?

E você: gostou da ideia de Kim? O que mais você acha que poderia ser útil no novo modelo em uma campanha publicitária? Comente! Espero que tenham gostado!

Walklenguer.

Nenhum comentário: