sábado, 18 de fevereiro de 2012

De onde vem aquela música? Parte 1


As pessoas gostam de entrar em seus carros e por as músicas que gostam pra tocar, não é difícil escutar Rock, Sertanejo, Reggae ou Pagode pelas ruas, mas e a Música Clássica? Quem escuta música clássica? Existe muita música desse tipo que todo mundo conhece, mas que ninguém sabe o nome ou de onde vem.

Você nunca parou pra se perguntar "qual o nome daquela música"? Bom, pra te ajudar criamos este post, solucionando o mistério de nome e origem de algumas das músicas "desconhecidas" mais conhecidas. Como para cada música será postado um vídeo o post será divido em duas (ou quem sabe até mais) partes para que não fique pesado. Bom proveito!

Meus sinceros agradecimentos a: http://pedantismoecia.wordpress.com

De onde vem aquela música?

1- Grande Valse Brillante op.18
Chopin

"Hey! O que é que há velhinho?!" - Quem já assistiu Sábado Animado com certeza conhece essa música, é a música de fundo do desenho do Pernalonga.


"Peer Gynt" é uma peça de teatro escrita pelo dramaturgo Henrik Ibsen. Edvard Grieg, compositor norueguês musicalizou Peer Gynt e duas das peças da obra são mundialmente conhecidas também por terem tocado em desenhos e filmes.

2- Morning Mood
Grieg

Ainda em termos de desenho animado, quantos aí, como eu, não viveram o que eu chamo de "a última infância", no início dos anos 90 e não curtia ver o Pateta seguindo as instruções do narrador do desenho? Pois é, num episódio do Pateta que fala sobre jardinagem ao fundo escutamos "Amanhecer", e dá vontade de voltar pra cama e dormir.


3- In the Hall of the Mountain King
Grieg

Essa volta e meia toca em desenhos natalinos e tocou no filme "Uma Noite no Museu 2", onde o personagem interpretado por Ben Stiller se apaixona por Amelia Earhart, pioneira da aviação norte americana que, inclusive, já foi modelo de peças publicitárias da Apple.


4- Sugar Plum Fairy
Tchaikovsky

Aproveitando a carona dos desenhos natalinos temos outra bem conhecida que toca bastante na época, a Abertura do Segundo Ato do ballet "O Quebra Nozes", de Tcahikovsky. Todo mundo ouviu ela em algum Natal da "Última Infância". Também é conhecida por tocar em algumas caixinhas de música...


5- Dance of the Swans
Tchaikovsky

Outra do Tchaikovsky que já era famosa e ficou ainda mais por conta de um filme é "A Dança dos Cisnes", do Ballet "O Lago dos Cisnes", que serve de base e de trilha sonora para o espetacular "Cisne Negro".


6- 1812 Overture
Tcahikovsky

Quando o cara é bom não tem jeito: outra do Tchaikovsky, essa á mais fácil de saber o nome, porque esse é citado no próprio filme. "V de Vingança", não cheguei a ler a história em quadrinhos, mas os moldes do filme trazem traços do romance de Aldous Huxley "Admirável Mundo Novo" e principalmente do grande cRássico de George Orwell, "1984", tem até um "Grande Irmão" zelando por todos. Mas voltando à música: "Abertura 1812", toca no início e no "Grande Final"! Mega recomendo a música, os dois livros e o filme!!!



7- Rondo Alla Turca
Mozart


Saindo de Tchaikovsky, mas continuando no universo dos filmes, "O Show de Truman - O show da vida" é baseado também no livro de Orwell "1984", foi esse filme que inspirou o famigerado "Big Brother", no filme Truman Burbank (Jim Carrey) é filmado 24 horas por dia durante a vida toda e não sabe de nada, é tudo armado, a cidade em que ele mora é um imenso cenário e eles criaram traumas na vida dele para que ele não quisesse sair. Truman vive a rotina, e parte dela é escutar todas as manhãs no rádio "Rondo Alla Turca", de Mozart.



Ah! Ralph Macchio, o Daniel San do Karate Kid, também toca essa música no violão no filme "Crossroads" (1986).




8- Sinfonia nº 40 em Sol Menor
Mozart


De novo. Famoso toque de celular, se não me engano tem uma música das Pussycat Dolls que começa com um ritmo bem parecido.



9- Ride of the Valkyries
Wagner

Segundo a Mitologia Viking as Valquírias são filhas do deus Odín e descem à Terra Média (o Senhor dos Anéis é baseado na Mitologia Viking) para buscar as almas dos guerreiros que morreram bravamente em batalha e levá-los até Asgard, uma espécie de Olimpo Viking.

"O Anel do Nibelungo" é um ciclo de quatro óperas compostas por Richard Wagner baseadas em tal mitologia, uma delas se chama "A Valquíria". O ato III dessa ópera, chamado "A Cavalgada das Valquírias", se tornou muito popular por tocar no filme sobre a Guerra do Vietnã "Apocalypse Now!" de 1979 e mais recentemente, em 2008, no filme sobre a Segunda Guerra Mundial "Operação Valquíria". Recomendo os dois!


10- Oh Fortuna!
Carl Orff

Pra fechar a primeira parte do post uma música meio... Pesada... O pessoal da UNICEP que teve aula de criatividade com a Débora conhece, e o pessoal que tá chegando agora provavelmente vai lembrar deste post. "Oh fortuna!" é parte integrante de "Carmina Burana", e já deve ter tocado em filmes tipo "Conan" ou coisa parecida.



Bom, por hora é só, aguardem a parte dois do post, enquanto isso dá uma olhada nos outros posts!
Você gostaria de saber de onde veio alguma música? Comenta aí que a gente vê se pode ajudar.

"Bom dia! E caso não os veja novamente: Boa tarde e boa noite!"
(Poucos entenderão)

Nenhum comentário: