domingo, 16 de outubro de 2011

Meio ou Mensagem?

Já dizia Marshall McLuhan: "o meio é a mensagem", décadas mais tarde Steve Jobs traria à tona hipóteses do pensador canadense.

O aclamado filósofo canadense Marshall McLuhan criou, na década de 60 o termo "Aldeia Global". Segundo McLuhan a imprensa mostra os fatos aos receptores de forma a fazê-los terem uma leitura individual de cada informação, tirando assim dos homens e mulheres o sentimento de sociedade, de "tribo". O filósofo defendia que a mídia "retribalizou" o ser humano, mostrando aos receptores os fatos de forma quase instantânea. McLuhan "profetizou" tudo isso nos anos 60, bem antes da criação da World Wide Web (Rede Mundial de Computadores) que teve sua primeira fase iniciada no início dos anos 90.

Na mídia eletrônica além de ler o receptor ainda pode escutar, assistir e interagir, assim temos o feedback, eliminando transmissores e receptores e dando vida aos interlocutores, que não se contentam apenas em receber mensagens e absorvê-las como verdades absolutas, mas também querem se expressar, como se todos os integrantes da grande rede fossem parte de um só grupo, uma só aldeia, uma "Aldeia Global".

Steve Jobs ajudou a hipótese de McLuhan se tornar ainda mais "viva", o primeiro computador pessoal foi o Apple I, o Macintsosh foi o primeiro computador a ter mouse e uma interface gráfica. Steve Jobs teve uma participação imensa na história das comunicações, há quem diga que ele é o nome mais importante na área desde Gutenberg (o inventor da prensa tipográfica).

O último e derradeiro trunfo de Steve Jobs - a "nuvem de informações" chamada iCloud, tem a proposta de armazenamento de arquivos em computadores remotos para download, assim um usuário que criar um arquivo no seu Macbook, por exemplo, poderá visualizar o mesmo arquivo de qualquer lugar com seu iPad ou seu iPod acessando diretamente o servidor, o fato é que cada lançamento da Apple traz mais facilidades de armazenamento, envio e compartilhamento de arquivos. Voltando ao início do post, se nos dias atuais "meio" e "mensagem" cada vez mais se confundem isso se deve, em boa parte, a Steve Jobs.

Será que se McLuhan, morto em 31 de dezembro de 1980 estivesse vivo ele agradeceria Steve por ajudar na "retribalização" do mundo e na confirmação de suas hipóteses?


Nenhum comentário: