Texto copiado na íntegra do site: aeiou.visao.pt
Novo Facebook é uma ameaça à privacidade e segurança?
As alterações ao Facebook, apresentadas recentemente, têm gerado uma acesa discussão online, com protestos de grande parte dos utilizadores. A empresa Bitdefender deita mais achas para esta fogueira, com uma lista de cinco pontos que, alegadamente, demonstra os problemas de segurança do Facebook.
com Lusa
10:44 Terça feira, 27 de Set de 2011
A Bitdefender, provedor de soluções de segurança para a Internet, considera que a privacidade e a segurança dos clientes estão ameaçadas na sequência das novas atualizações feitas na rede social e da posterior introdução de novas funcionalidades.
Segundo a empresa, as novas listas inteligentes do Facebook - que permitem distinguir amigos, colegas, entre outros - levam os utilizadores a partilhar mais informação (local de trabalho, habilitações literárias), "dando aos ciberdelinquentes a arma perfeita para os ataques dirigidos", ou seja, desenhados especificamente para afetar uma pessoa.
A possibilidade de "subscrever" alguém, mesmo sem ser amigo, e a polémica timeline são outros dos pontos mais polémicos.
A lista de cinco pontos preocupantes, segundo a Bitdefender:
1 - As listas inteligentes
Levam os utilizadores a partilhar mais informação, uma vez que incentiva a preencher os campos sobre a profissão, projetos e educação. Ao criar uma lista de colegas de trabalho, por exemplo, estes são convidados a atualizar a sua informação profissional. A empresa alega que isto vai facilitar a vida a quem pretender levar a cabo um ataque direcionado a uma empresa ou indivíduo.
2 - As subscrições
Com a possibilidade de subscrever alguém, o Facebook torna-se mais vulnerável a esquemas do género "como conseguir mais subscritores", à semelhança do que acontece no Twitter.
3 - A timeline (cronologia)
Esta é a grande novidade do Facebook. Uma linha cronológica de tudo o que se passou na vida online do utilizador. Pode ser muito interessante para os amigos, mas, alegam os críticos, torna-se um livro aberto da história da vida de cada um. O problema: por defeito, é visível a todos. Mas o utilizador pode, claro, alterar a privacidade e torná-la restrita aos amigos mais próximos, por exemplo.
4 - A saúde
Qualquer informação sobre a saúde do utilizador é automaticamente tornada pública também.
5 - As aplicações
A Bitdefender considera que a introdução das aplicações na timeline é uma "porta aberta para as fraudes". Até agora, a interação entre utilizadores era feito dentro das aplicações. Agora, a aplicação vai passar a estar no mural do utilizador, portanto, quem interagir no seu perfil, interage automaticamente com a aplicação.
Fonte: aeiou.visao.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário