A marca norte-americana Nike é a 26ª marca mais valiosa do mundo, seu valor estimado é de 13, 179 bilhões de dólares (2009 - interbrand), ela é a marca esportiva mais bem sucedida do mundo, para se ter uma ideia o valor estimado da segunda colocada no ramo dos esportes, a alemã Adidas, é de 5,397 bilhões de dólares (2009 - interbrand), ou seja, a Nike vale mais que o dobro da rival e principal concorrente. A marca é reconhecida mundialmente, pessoas que usam Nike nem sempre praticam esportes, o simples fato de usar um produto da marca dá prestígio a uma pessoa dentro de determinados grupos sociais.
Mas o que faz uma marca chegar a esse ponto? O leva uma empresa a ser a "melhor do mundo" na sua área? Qualidade? Design? Tradição? Pode ser, mas a base da marca, o que ela representa, o que ela quer dizer também é muito importante. A marca deve ter uma base firme, ela deve ter um "espírito", deve incorporar algo que a represente e que represente sua ideologia. A marca Nike tem esse "espírito" e é isso que você vai ver agora!
História
Tudo começou na década de 60 com um projeto de MBA de Phil H. Knight, um ex-corredor universitário que estudava Gestão Administrativa na Universidade de Standford. O mercado de tênis de atletismo norte americano na época era dominado pelos sapatos alemães (sobretudo a Adidas), Phil acreditava que importando tênis japoneses, utilizando mão-de-obra barata ele poderia conquistar uma fatia do mercado da alemã Adidas.
Em 1963 ele foi até o Japão negociar com a marca Tiger a importação e representação de tênis para atletismo. Em 1964 um lote de 200 pares do modelo Cortez chegava à cidade de Portland (Oregon). Assim, com um investimento de cerca de US$1000 Phil e seu ex-treinador da Universidade do Oregon e agora sócio William J. "Bill" Bowerman fundaram a Blue Ribbon Sports.
Graças a modificações radicais de Bill no modelo dos calçados em 1968 Cortez se tornou o modelo mais vendido da marca Tiger. As inovações continuaram, Bill (que acho que era tão louco quanto eu) fez um teste: ele despejou borracha na chapa de waffles da esposa e surpreendentemente criou um solado macio, mais leve e durável. Os experimentos continuaram até que Phil e Bowerman (bom nome pra dupla musical, só perde pra Simon e Garfunkel) começaram produzir seus próprios calçados.
A Marca Nike
Em 1971 a (na época) jovem estudante de design Carolyn Davidson criou o símbolo da marca Nike, a chamada "Swoosh" (também conhecida em campos de várzea como vírgula da Nike) e vendeu para a empresa.
O nome Nike surgiu como sugestão de Jeff Johnson, ex-rival de Phil nas pistas e primeiro funcionário da Blue Ribbon Sports (coitado, trabalhar pro ex-rival, trágico!) que sonhou com a Deusa Grega Niké (pronuncia-se niqué), a Deusa da vitória, representada por uma mulher alada com um vestido esvoaçante e uma coroa de louros. O nome e a marca "casaram" perfeitamente, Nike é um nome fácil de se lembrar, bastou tirar o acento do nome da Deusa e a marca criada lembra uma das asas da Deusa estilizada, era coerente (esportes, vitória...) e simples.
Nasceu então uma marca esportiva que representava a vitória e que literalmente se chama vitória!
Nas classificatórias olímpicas realizadas no Oregon, em 1972, a marca Nike apareceu pela primeira vez em um evento esportivo oficial. Os atletas da maratona que usaram tênis Nike se classificaram em 7º e 4º lugar, daí pra frente a marca só cresceu, até chegar à liderança mundial do setor.
Concluindo
Para uma marca ser reconhecida, antes de mais nada ela deve oferecer produtos e/ou serviços de qualidade, deve ser inovadora (a esposa de Bill que o diga), coerente, simples (less is more), deve contar com a sorte em alguns momentos (afinal, se a esposa de Bill o tivesse matado quando ele estragou sua chapa de waffles a marca Nike talvez não existiria) e deve manter sua reputação, sempre buscando melhorar e inovar e anunciando, pois "Propaganda faz toda a diferença!".
Ah! Um último detalhe: sabe quanto Carolyn cobrou para criar o Swoosh (a marca que representa a empresa Nike)? Aumente a resolução de seu monitor para que o valor caiba em sua tela:
35 dólares.
É, ela cobrou US$35 e hoje a marca vale mais de 13 bilhões. Segundo Antonio Ribeiro do site espaço.com:
"Bem… pelo menos ela pode “tirar onda” dizendo que foi a criadora da marca. Pena que tirar onda não paga as contas…"
Bem pessoal, é isso aí, espero que tenham gostado do post, espalhem o blog por aí hein! T+!
Fontes:
mundodasmarcas.blogspot.com
espaço.com
interbrand.com
Fontes:
mundodasmarcas.blogspot.com
espaço.com
interbrand.com
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