quarta-feira, 31 de março de 2010

"Daens: um grito de justiça"

O filme que assistimos na aula de história hoje (31/03/2010) tem como contexto a cidade de Aalst, no norte da Bélgica, no século XIX, momento em que a Europa caminha rumo ao mundo industrial.

Pra quem foi embora ou dormiu durante o "Cine PP UNICEP" (e acreditem: não foi pouca gente!) aí vai um super-hiper-mega-ultra resumo do resumo do filme, porque eu preciso ir dormir:

Adolf Daens foi um padre católico de Aalst, nasceu em 18 de Dezembro de 1839 e faleceu em 14 de Junho de 1907. Ao defender a classe operária ganhou a confiança e apoio dos liberais, dos socialistas e da própria classe operária, em contrapartida, ganhou vários desafetos das classes mais altas da sociedade da época. Daens entrou na política, conquistou o sufrário universal na Bélgica (direito de voto das classes mais baixas) e foi eleito para o parlamento belga.

Logo ali acima temos uma foto de Adolf Daens, que realmente existiu, e que, talvez não tivesse tanto cabelo quanto parece que ele tem no filme.


Eis uma vista aérea (Google Earth) da cidade de Aalst e alguns locais que aparecem no filme:


Pelo que eu vi na internet Aalst parece ser um bom lugar para se passar as férias, se alguém tiver um tempinho dá um pulinho lá no meio do ano, volta e diz se lá é tão bonito quanto nas fotos!

Pessoal, espero que o post seja útil! Pelo menos quem dormiu está por dentro do que aconteceu no filme.
Vlw turma!

Abraço!

Nenhum comentário: